domingo, 16 de agosto de 2009

Henrique Venda Campeão Nacional de SX - Elite 2009



A noite/dia foi de loucos, HV havia terminado a sua excelente participação no SX Tour de França, e ainda própria noite fazia-se á estrada para que conseguisse chegar a tempo de descansar um pouco e participar na prova do Campeonato Nacional de SX na Poutena.

Na manhã de sábado alguns percalços durante a viagem começaram a fazer prever que a jornada poderia não ser muito benéfica. A reparação de uma anomalia na carrinha em que HV seguia obrigava o piloto a perder cerca de 2 horas, começava a ficar muito dificil chegar a horas á Poutena.

Já pela tarde a comitiva de HV (poucos mas bons... :P) começava a adiantar serviço para que o piloto não tivesse que se preocupar com mais nada do que participar na corrida. Foram efectuadas as verificações aos capacetes e à única moto que estava disponivel na Poutena. De realçar que apesar de o piloto Kawasaki/Cepsa Motoprime estar a representar o nosso país lá fora (de forma não oficial), não teve qualquer tipo de "bónus" por parte dos comissários nacionais, que não aceitariam a verificação da 2ª moto do piloto caso este chegasse fora do horário de verificações.

PS: As verificações estendiam-se até ás 17.15h ... HV chegou ás 17.30h...regras são regras.

Voltando á prova da Poutena, HV chegou e não teve tempo para relaxar um pouco, nem para ver o pelotão competitivo que se apresentava na prova nacional ( Joaquim Rodrigues Jr, Roman Perez, Javier Hernandez, Hugo Santos, entre outros...), começando logo a preparar-se para os treinos livres.

Efectuada a meia final de SX1, em que HV fez o "HoleShot" e liderou de inicio ao fim, chegava a hora de participar na final de Sx1. Nesta final, o piloto #123 arrancou bem, saindo na 3ª posição, mas alguns erros não permitiram ao "Vendaval" manter-se na discussão da corrida, tendo mesmo que manter uma luta acessa para conseguir alcançar o ultimo lugar no pódio.

Já na final de Elite, HV saiu bem novamente, logo atrás de Joaquim Rodrigues Jr (que liderou de inicio ao fim), mas a luta pelo campeonato não era com o piloto que seguia na frente, mas sim com Roman Perez que acabaria por sofrer um toque e cair, perdendo assim muitas posições. HV manteve um ritmo médio-alto controlando sempre os seus principais perseguidores, e mostrando (apesar da sua juventude) muita maturidade, uma vez que tinha bem consciente os objectivos propostos no inicio do campeonato. Assim sendo, o piloto de Portimão acabaria no 2º lugar do pódio.

Muito provavelmente foi o melhor 2º lugar alguma vez conseguido por HV, já que após a colocação das classificações da prova começaram as contas de cabeça... e as contas eram as seguintes.

As Contas do BLOG (a Confirmar pela FMP)

HV após alcançar o 2º lugar, beneficiou ainda da má classificação na Poutena do seu principal adversário, que acabaria por ficar a 25 pontos do "Green Man" na classificação geral. Uma vez que HV tem três vitórias em provas de Elite, mesmo que não participe em Ourém e que Roman Perez vença a prova, em caso de igualdade pontual ficaria 3-2 (3 vitórias para HV e 2 para Roman).

Resumindo, foi uma óptima surpresa para HV e para toda a sua comitiva, e que apenas algumas pessoas presentes na Poutena conseguiram perceber, nem mesmo a propria Organização ou representantes da Federação fizeram qualquer comentário em relação ao novo CAMPEÃO NACIONAL DE SX - ELITE.

Mas o campeonato de SX1 ainda não terminou....e para a semana será o derradeiro assalto... mas já com a coroa de Elite :D.



Classificação SX1


Classificação Elite

3 comentários:

Anónimo disse...

http://www.fmportugal.pt/artigo.asp?cod_artigo=177166

Ainda tens dúvidas??'

Marina Fmxgirls disse...

PARABENS AMIGO!!! =D

tudo de bom!! bjinhos

Vânia Correia disse...

Foi LINDO!! =D O tão merecido título!! Parabéns campeão!! A forte comitiva que levaste também ajudou. Hi hi!!!